PUB

Sociedade

Boa Vista: Dois indivíduos condenados por captura e comercialização de carne de tartaruga

Dois indivíduos, acusados de abater e comercializar carne de tartaruga, foram detidos e condenados pelo Tribunal da Comarca da Boa Vista, na passada terça-feira,4.

Um dos meliantes foi condenado a um ano e quatro meses de prisão de pena efetiva. Já o segundo, a pena é de oito meses de liberdade condicional e 150 horas de serviço comunitário na organização de conservação das tartarugas marinhas, Cabo Verde Natura 2000.

Para além destas medidas de coação, ambos devem pagar uma multa de vinte mil escudos.

Os dois indivíduos foram detidos no domingo, 02 de Agosto, na sequência de uma denuncia da Fundação Tartaruga Cabo Verde.

Os guardas desta organização teriam descoberto uma tartaruga recém-abatida, na praia de Agostinho, no nordeste da ilha, tendo informado imediatamente o Núcleo de Fiscalização do Ministério do Ambiente.

A investigação levou a polícia a “alguém que estava a tentar vender carne de tartaruga na aldeia de João Galego”. Os dois indivíduos foram encontrados, segundo a Fundação Tartaruga, na posse de 11 kg de carne e presos em flagrante delito.

De acordo com dados desta organização de proteção e conservação das tartarugas marinhas, a espécie tem sido fortemente ameaçada pela caça ilegal e comercialização da sua carne e ovos.

Apesar de uma diminuição da caça registrada nos últimos anos, a Fundação Tartaruga sublinha que a apanha ainda constitui um problema para a sobrevivência da espécie.

PUB

PUB

PUB

To Top