Depois da Casa Real espanhola ter anunciado, na segunda-feira, 3, a decisão de Juán Carlos I de abandonar Espanha, após várias semanas de fugas de informação sobre os seus supostos negócios ocultos na Suíça, vários órgãos de comunicação nacionais avançaram que o Rei Emérito teria regressado a Cascais – em Portugal -, onde viveu exilado antes de se tornar o chefe de Estado espanhol.
Mas, esta terça-feira, o jornal catalão “La Vanguardia” – citado pelo portal jn.pt -, apurou que o pai de Filipe VI abandonou o Palácio de Zarzuela, no domingo, tendo passado a noite em Sanxenxo para, na segunda-feira de manhã, viajar de carro até ao Port – em Portugal -, de onde apanhou um vôo para a República Dominicana.
A intenção de Juán Carlos I será permanecer numa residência na Cidade de La Romana, durante algum tempo, antes de encontrar um novo destino. Os Fanjul, família rica e conhecida da América Latina, graças às plantações de açúcar, serão os anfitriões durante a estadia do pai do actual Rei espanhol no País.
A 15 de Março, o Rei Filipe VI anunciou que renunciaria à herança do pai e lhe retiraria a subvenção anual de quase 200 mil euros anuais.
A decisão foi tomada com base nas informações divulgadas sobre uma investigação à origem de 65 milhões de euros que tinham dado entrada num Fundo suíço para a Fundação Lucum, com base no Panamá, para determinar se eram comissões pagas pela Arábia Saudita a Juán Carlos, como benefício num processo envolvendo a construção de um comboio de alta velocidade entre as cidades de Meca e Medina.
Em 2018, o Tribunal Nacional Diego de Egea tinha ouvido gravações de uma conversa telefónica, realizada três anos antes, na qual Corinna Larsen, ex-amante de Juán Carlos, revelava que tinha contas na Suíça, onde teria recolhido essas comissões, sendo, supostamente, uma testa de ferro do Rei Emérito de Espanha.
Em Junho deste ano, o Supremo Tribunal abriu uma investigação sobre Juán Carlos I, por crime fiscal e branqueamento de capitais, no âmbito da adjudicação da construção da linha, por uma quantia superior a seis mil e 700 milhões de euros.