PUB

Economia

BCV comprometido com principais objectivos estratégicos

Em 2019, o Banco de Cabo Verde (BCV) manteve-se “fortemente comprometido” com os principais objetivos estratégicos estabelecidos no Plano Estratégico para 2016-2019, “procurando garantir uma atuação eficaz, eficiente e transparente no cumprimento da sua missão”, realça o relatório do Conselho de Administração do Banco Central divulgado  esta quinta-feira.

Os Relatórios do Conselho de Administração têm apresentado ao longo de vários anos, de uma forma global, o estado da economia nacional, as atividades desenvolvidas pelo Banco Central no âmbito das suas competências, bem como tornado públicas as suas demonstrações financeiras.

Ou seja, o relatório do Conselho de Administração tem compilado num único documento os três relatórios estabelecidos no artigo 58.º, n.º 5, da Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde, aprovada pela Lei n.º 10/VI/2002, de 15 de julho.

No entanto, o Conselho de Administração deliberou, a partir de 2019, separar o relatório do Conselho de Administração em dois relatórios autónomos, nomeadamente o Relatório do Estado da Economia Nacional (alínea c) do n.º 5 do artigo 58.º da Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde) e o relatório de Atividades e Contas (alíneas a) e b) do n.º 5 do artigo 58.º da Lei Orgânica do Banco de Cabo Verde).

Assim sendo, este relatório, referente ao ano de 2019, apresenta uma súmula das principais atividades desenvolvidas nos diferentes domínios de intervenção do BCV, bem como da situação das contas da instituição.

“De um modo geral, num contexto de grandes desafios de política monetária, de supervisão, de gestão das reservas externas e de modernização do sistema financeiro, o BCV realizou, em 2019, o grosso das atividades mais importantes preconizadas no Plano de Atividades para esse ano”, revela.

“Com efeito, o BCV promoveu as melhores práticas, potenciou os benefícios das metodologias e sistemas inovadores implementados e investiu na capacitação dos seus colaboradores, enquanto ativo mais precioso da instituição”, realça.

PUB

PUB

PUB

To Top