Através de um comunicado enviado a esta redacção, a AJOC recordou o percurso profissional de Germano Lima, destacando o trabalho feito na Rádio Nova, RCV, sobretudo o seu interesse pela literatura e novas tecnologias de informação e comunicação.
“Foi com profundo pesar que a Direcção da AJOC tomou conhecimento do falecimento do jornalista Germano Lima, ocorrido na tarde desta quinta-feira, dia 30 de Julho, na cidade do Mindelo”, escreveu a AJOC.
Germano Lima iniciou a sua actividade na Rádio Nova, emissora católica cristã de Cabo Verde, na segunda metade da década de 90, tendo, para além do jornalismo, exercido a animação de antena em programas de variedades. Transferiu-se para a Rádio de Cabo Verde, na cidade da Praia, em finais do ano 2000. Na sede da rádio pública, Lima foi editor dos principais jornais e coordenou alguns magazines culturais, bem como rubricas ligadas à ciência e à tecnologia.
Para além do jornalismo, Germano Lima dedicava-se a outras duas grandes paixões: a literatura e as novas tecnologias de informação e comunicação. Foi um dos fundadores da RCV+, projeto radiofónico que abraçou com “indomáveis motivação e energia”, tendo colocado na sua estruturação, enquanto canal jovem da rádio publica, todo o seu espírito criativo. Aliás, partiu dele a sugestão para o nome do canal de que viria a ser o primeiro coordenador entre 2007 e 2009.
“Se hoje a Rádio de Cabo Verde ostenta um desenvolvimento tecnológico bastante aceitável, nomeadamente nos domínios de produção e gestão de emissão em ambiente virtual, muito se deve ao interesse e ao espírito inovador do Germano Lima”, acrescenta a AJOC.
Para a associação sindical dos jornalistas, a morte de Germano Lima deixa um “vazio que cala fundo no espírito de todos quantos com ele tiveram a felicidade de conviver. O seu desaparecimento repentino mergulha a classe jornalística cabo-verdiana numa profunda saudade”.
Germano Lima foi encontrado morto, na tarde desta quinta-feira (30), numa praia nas proximidades de Rotchinha em São Vicente. O corpo foi encontrado ao início da tarde, tendo os bombeiros chegado ao local pouco depois das 13 horas.
O corpo encontrava-se de cara para baixo, sem quaisquer ferimentos e trajando roupas, acrescenta a mesma publicação. Com a presença da Polícia Nacional e da Delegacia de Saúde, o corpo veio a ser transportado para o Hospital Baptista de Sousa.
Germano Lima tinha 51 anos de idade, tendo se formado na ex-URSS. Trabalhou na Praia e no Mindelo nas estações da Rádio Nova e da Rádio de Cabo Verde durante muitos anos.