PUB

Cultura

Carlos Matos e Humberto Ramos homenageiam Tututa e Chico Serra  

Os dois pianistas Carlos Matos e Humberto Ramos prestam homenagem à Dona Tututa e Chico Serra com dois pianos, uma conversa e 10 músicas dos dois mestres do piano em Cabo Verde, como explicou Carlos Matos em entrevista à RCV.

“Eu e o Humberto sempre tivemos a ideia de fazer um concerto ao vivo com dois pianos, mas com o aparecimento da Covid-19 as coisas ficaram na gaveta. Agora a ideia cresceu e virou um vídeo, onde será um diálogo de amizade, com 10 temas e um acompanhando o outro. Vamos homenagear os dois pilares do piano em Cabo Verde que definiram o piano como instrumento ao solo”, avança Matos.

A Morna como Património da Humanidade está na base desta iniciativa.

“A Morna já ficou um pouco no esquecimento por causa da Covid-19, então é bom lembrar e relembrar como património. Vamos dar-lhe uma nova cara com dois pianos. Nunca se fez dessa forma e acho que a nossa paixão não deve ser fechada na gaveta por causa da pandemia”, diz o pianista Carlos Ramos.

“Piano de Cabo Verde: Morna Rhapsody” é constituído por temas que foram gravados e compostos por Tututa e Chico Serra.

“Escolhemos os temas que representam essas duas pessoas. Será uma surpresa. É como um menu que, quando sentamos, ficamos a saber o que vai ser servido musicalmente. Além do vídeo, vamos lançar pautas do que tocamos, gravados para quem quer aprender a tocar essas músicas”, informa Matos.

O pianista diz que o projeto, assim que possível, irá para as salas de concerto ao vivo.

Criselene Brito

*Estagiária

PUB

PUB

PUB

To Top