Uma universidade alemã pretende juntar quatro mil voluntários numa arena de Leipzig, todos equipados com um sistema de rastreamento e gel fluorescente para os investigadores acompanharem tudo ao segundo.
De acordo com o dn.pt, é um Projecto de Espectáculo, com fins científicos e que precisa de quatro mil voluntários. Uma universidade alemã decidiu organizar um concerto para estudar como o vírus Sars-CoV-2 pode ser transmitido sob essas condições, em que se juntam milhares de pessoas num espaço.
O “Restart-19 – assim se chama a Iniciativa – é um Projecto liderado pela Universidade de Medicina “Martin-Luther King”, em colaboração com o Ministério da Saúde da Saxónia. O objectivo é promover a reunião de quatro mil pessoas num concerto, no dia 22 de Agosto, numa arena coberta em Leipzig.
Com este estudo, no valor de 990 mil euros, os organizadores e cientistas esperam encontrar “um caminho intermediário entre o antigo e o novo padrão que permita aos organizadores de eventos integrar pessoas suficientes numa sala de concertos para evitar perdas financeiras”, disse Stefan Moritz, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas da Universidade.
Um mês antes do Evento, pouco mais de mil voluntários já estão registados. Os resultados, esperados no início de Outubro, podem dar uma nova esperança ao Sector de eventos culturais e também desportivos.