PUB

Destaques

Destaques da edição 673 do Jornal A NAÇÃO

COVID-19
Em curva descendente…  Mesmo assim, todo o cuidado é pouco
A curva epidemiológica da Covid-19 em Cabo Verde parece ter entrado na sua fase descendente. O número de casos recuperados tende a superar o de casos activos. No total, o país registava 2154 casos acumulados, 1132 recuperados, 999 casos activos e 21 mortes. Mesmo assim, todo o cuidado é pouco.

 

Drones para agricultura
Erico Fortes cria alternativas para desafios locais
As primeiras chuvas que caíram no início deste mês em Santo Antão levaram muitos agricultores a realizarem a primeira sementeira, tendo em conta que a maioria estava a aguardar esta boa notícia para poder lançar as sementes à terra. Uma das preocupações é o surgimento de algumas pragas, mas o Ministério da Agricultura e Ambiente já traçou estratégias de combate durante a campanha agrícola.

 

SOFA – alerta
Instalação “camuflada” de base militar dos EUA
O recurso à Convenção de Viena para “sustentar” o SOFA pode ser uma forma camuflada para a instalação de uma base militar norte-americana em Cabo Verde. A Convenção de Nova York seria a mais apropriada para esse tipo de acordo. O Tribunal Constitucional, no seu recente acórdão, descurou este aspecto.

 

Autárquicas 2020
Neida Rompão candidata à Câmara de Santa Catarina
Neida Teresa Rompão é a candidata da UCID para a presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago (CMSC), nas próximas eleições, previstas para Outubro próximo. Enfermeira de profissão, 32 anos, Neida é a primeira e até agora única mulher a posicionar-se no campo da disputa autárquica, sendo esta a primeira vez também que isso acontece em toda a região de Santiago Norte.

 

Fuga de atletas para selecções estrangeiras
Comunicação e marketing jogam um papel importante na escolha
A comunicação e o marketing são dois factores que têm um enorme peso no processo de dissuasão dos atletas de representarem a selecção cabo-verdiana a favor de selecções estrangeiras. Esta é a opinião de William Vieira, investigador desportivo africano, e Marcos Fonseca, jornalista desportivo. Em relação ao caso de Jovane Cabral, ambos entrevistados reconhecem que a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) já fez a sua parte para que opte por representar os “Tubarões Azuis”.

 

Honório Chantre

Adeus, Samuray

 

Encontra, também, nesta Edição nº 673 – que já está disponível em PDF! -, o já habitual Caderno ETC., assim como, as Opiniões de Alexandre Gomes, Arsénio Fermino de Pina e de Hélder Duarte;  a par da Coluna de  Alex Semedo.

PUB

PUB

PUB

To Top