Os trabalhos da abertura da estrada de acesso à Ribeira de Tabugal, no concelho de Santa Catarina, no interior de Santiago já estão em curso e avançam num bom ritmo.
A estrada de acesso que vai ligar a localidade de Achada Tossa a Ribeira de Tabugal, via Assomadinha, vai permitir o desencravamento das zonas agrícolas de Achada Pelado, Carvoeiro e Ribeira de Tabugal.
O desencravamento dessas localidades era uma das reivindicações antigas dos agricultores destas regiões. Sem a estrada que permitia a circulação de viaturas os agricultores eram obrigados a transportar os produtos hortícolas na cabeça e no burro. O que é bastante cansativo, devido subidas ingremes. E por outro lado, os produtos nem sempre chegavam ao mercado em boas condições, devido aos choques que recebem durante o transporte.
A falta da estrada representava também um entrave para a modernização e desenvolvimento da agricultura de regadio na ribeira de Tabugal, uma vez que era difícil transportar equipamentos pesados e de grande dimensão.
Com a construção da via de acesso, os agricultores poderão doravante fazer o escoamento dos seus produtos através de carros em melhores condições e em segurança. E também levar equipamentos novos para modernizar agricultura e sobretudo as unidades de produção do grogue.