A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (CMRGS), através do programa Banco Social, está a apoiar a a moradora Júlia Reis, na requalificação do seu viveiro e na construção de uma estufa de produção de mudas, de modo a ajudá-la a rentabilizar, aumentar e qualificar a sua produção de plantas fruteiras e ornamentais.
Júlia é mãe, avô, viúva e chefe de família responsável pelo sustento de filhos e netos. Segundo informações avançadas pela autarquia, esta munícipe tem como a sua principal fonte de rendimento e meio de subsistência familiar a produção e venda de plantas fruteiras e ornamentais. Além disso, é também participante ativa em várias feiras municipais.
O programa Banco Social, foi criado pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, com o objetivo geral de reduzir a vulnerabilidade socioeconómica do município, identificando todo o potencial dos recursos naturais endógenos da região e empoderar as famílias de forma sustentável e estratégica, promovendo o autoemprego e autossustentabilidade.
É nesta perspetiva que o programa tem vindo a apoiar Júlia Reis, com a construção do viveiro como proteção de possíveis ameaças externas, aceleração dos processos de fotossíntese e produção de oxigênio, possibilitando uma melhor floração e frutificação, bem como irá ajudar a um crescimento veloz para aumentar a qualidade.
A mesma irá beneficiar do acompanhamento de um técnico na produção das suas mudas com o intuito de que a sua produção seja direcionada para o mercado.