É o nome artístico de Yuran Fonseca, um jovem rapper, natural da ilha de São Vicente.
Yuran G entrou no mundo do entretenimento musical com seis anos, acompanhando o seu tio, Midjoy Santos. Na altura este jovem dedicava-se a músicas tradicionais e chegou a cantar em noites cabo-verdianas, bem como em grupos corais de igreja.
Subiu pela primeira vez num palco, no antigo Clube Náutico do Mindelo, onde interpretou a música “El larga terra el sai ta bai”. Ao longo dos anos veio a sofrer influências musicais com Eminem, Racionais MC, que o moldaram enquanto rapper.
“Ouvi a música ‘Depoimento de Viciado’ dos Racionais MC, que foi uma espécie de inspiração para mim. Despertei o interesse pela escrita e vi que escrever letras de intervenção social era algo inspirador, porque a tua obra pode ajudar uma pessoa, mesmo que não a conheçamos pessoalmente.
Ao longo dos anos, Yuran teve passagens pelos grupos Black Family e Alpha Empire. Em Outubro do ano passado lançou o seu primeiro mixtape intitulado “Hell Kigdom#13”. O trabalho, que começou a ser forjado há cinco anos, trouxe 13 faixas, nos géneros rap, gospel e trap. Rappers como BossV, Reggy Ross, Fredy Drew, Lenira Bettencourt e Pret, bem como Dj Kappa Santos surgem como colaboradores neste mixtape.
Actualmente o jovem tem como objectivo tornar a sua música e o mais popular possível.