PUB

Covid-19

Professora usa as redes sociais para ensinar “brincando”

“Aprenda brincando” é o nome da página, criada em Maio deste ano, no Facebook, onde a professora Gilda Delgado interage com crianças e alunos confinados em casa por conta da pandemia da Covid-19.

Com 21 anos de experiência no ensino, esta foi a forma mais eficaz que a professora encontrou para fazer valer os seus conhecimentos numa altura em que se viu obrigada a ficar em casa.

As brincadeiras começaram na sua página pessoal e, com o feedback recebido, Gilda optou por criar uma página própria, onde tem publicado conteúdos regulares e interage com alunos, pais e professores.

A página, cujos conteúdos são direccionados a um público entre os 4 e os 13 anos, já conta com mais de mil seguidores e atinge uma média de três mil pessoas por dia.

Para além de conteúdos originais, a professora partilha vídeos didáticos retirados da internet.

“A página vem retratando um pouco de tudo. Desde os direitos das crianças, ao bullying, à violência e o abuso sexual, mas também temas como as dificuldades da leitura e escrita e conteúdos de disciplinas específicas, como Meio Ambiente e Matemática”, assegura.

Para além da parte mais curricular, sobra ainda tempo para o cinema, dança, música e vários concursos. “Fazer as coisas em jeito de brincadeira e, sobretudo, dar ideias aos pais em como aproveitar melhor este tempo com os filhos”, explica.

Paralelamente a estas brincadeiras, a professora acompanha os seus alunos habituais, através de telefone, messenger e videochamadas.

O objevtivo é, depois desta pandemia, levar as actividades da página também para o terreno e traçar uma abordagem mais próxima das crianças e comunidades.

Gilda Delgado é professora do 1º ano na Escola Eugénio Tavares, no bairro de Achada Santo António, Cidade da Praia.

NA

PUB

PUB

PUB

To Top