As Ilhas Canárias começam a receber, lentamente, os primeiros turistas internacionais. Não se impõe isolamento ou quaisquer testes para quem lá chega. Ainda assim, há máscaras, controlo de temperatura, procura manter-se o distanciamento social.
Em hotéis e locais públicos, as medidas sanitárias são rigorosas o que agrada aos visitantes. Um turista alemão disse ao portal pt.euronews.com sentir-se seguro no hotel e que é uma boa altura para estar ali. Outra acrescentou que “está tudo bem organizado e que se sente em segurança”.
Apenas metade dos hotéis das Ilhas Canárias reabrem este Verão. Um deles abriu as portas há apenas alguns dias e não excede 50 por cento – % – da taxa de ocupação, para garantir o distanciamento social, como explica o director, Enrique Montes.
“É uma forma de reactivar o Sector Turístico do Sul. É evidente que a Economia não está no topo da lista de prioridades porque as medidas de segurança são vitais e é nisso que estamos a trabalhar, fundamentalmente”, adianta Montes.
Espanha perderá perto de 83 mil milhões de euros este ano. O Sector do Turismo sofrerá uma quebra de 70%, segundo a Organização Mundial do Turismo. Mas o secretário-geral do Organismo, Zurab Pololikashvili, mostra-se confiante
Apenas 30% dos vôos se realizam, neste momento, para as Canárias. Para este Território Insular, que depende principalmente do Turismo, as ajudas são vitais.