PUB

Economia

CV Telecom avalia prejuízos em 60 mil contos

Na sequência do incêndio que provocou a interrupção dos serviços de internet e rede móvel, a CVTelecom fala de um prejuízo que ronda os 60 mil contos.

A empresa, que falava esta tarde à comunicação social, não descarta a hipótese de um “atentado contra as comunicações”, tendo em conta subsequentes actos de vandalismo na Praia e no interior de Santiago.

As declarações são do presidente da CVTelecom, que assegurou ainda a reposição do serviço de voz fixo e móvel até às últimas horas do dia de hoje.

“Nós pensamos sobretudo no país e não no comércio da CV Telecom. Imediatamente entendemos que a UNITEL pode assegurar a comunicação a nível nacional e internacional, disponibilizamos circuito e internet para operar sem nenhum problema”, assegurou João Domingos Correia.

Neste momento, reforça, a internet fixa e móvel já funciona normalmente, assim como o sistema interbancário. O serviço de voz fixo já está “substancialmente recuperado” e deve estar totalmente restabelecido nas próximas horas.

Não obstante, João Domingos Correia salvaguardou situações que podem condicionar a normalização dos serviços no tempo previsto.

“Estamos num sistema de dependência do próprio fornecedor de plataforma de software que fazem a assistência remota a partir do exterior para ajudar a desbloquear o processo”, explica.

As actuais centrais telefónicas são hardware, com softwares integrados, segundo explica João Domingos Correia, o que faz com que, quando acontece um corte brusco de energia “é como se estivesse desligado um computador de forma inapropriada” e “quase que entra em colapso”.

“Pode até não retornar mais. Mas contamos que, com as indicações que já temos, tanto do funcionamento dos equipamentos, como da assistência dos nossos fornecedores, nas próximas horas o processo poderá ser concluído”, especifica.

O representante da empresa diz ainda que os prejuízos vão muito além dos 60 mil contos contabilizados.

“O país todo parou. Muitos negócios  ficaram por fazer por causa da falta de comunicação”, concluiu.

 

PUB

PUB

PUB

To Top