PUB

Economia

CV Interilhas diz que navio Chiquinho BL é a melhor solução nacional para a rota São Vicente – Santo Antão

A CV Interilhas garantiu que o navio Chiquinho BL é a melhor solução existente em Cabo Verde para a rota São Vicente Santo Antão.

A empresa manifestou esta posição na sexta-feira (10), através de uma nota de imprensa enviada a esta redação. Recorde-se que esta semana a discussão em torno das condições de segurança da embarcação veio a tona, após uma conferência de imprensa do Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente (MDSV).

“Em relação á rota São Vicente Santo Antão, este navio é seguramente a melhor solução existente em Cabo Verde não existido outra que lhe seja comparável, seja em termos de capacidade de passageiros e carga, seja em matéria de segurança”, lê-se na nota da CV Interilhas.

A empresa frisa que as condições de segurança do Chiquinho BL foram postas à prova numa viagem transoceânica equivalente a metade da volta ao mundo, de cerca de 12.000 milhas, prova essa que “superou com distinção”.

Entre as preocupações evidenciadas pelo MDSV estão os eventuais prejuízos sobre as viaturas agravados com a grave corrosão da água do mar. Também considera este movimento cívico que a falta de conforto e segurança do Navio  vai desacelerar a mobilidade entre as duas ilhas.

Para chegar a estas constatações o MDSV diz ter ouvido proprietários de viaturas, sobreviventes de naufrágios e  relido os artigos de opinião do Comandante da Marinha Mercante, João de Deus Oliveira e Cruz que “durante anos, nunca se cansou de denunciar as irregularidades  da AMP”.

Neste sentido a CV Interilhas destacou que em todos os países, para assegurar o cumprimento das regras e regulamentos aplicáveis e o cumprimento das convenções marítimas internacionais, não se recorre à opinião de particulares nem associações mas unicamente às autoridades competentes de cada Estado.

“Em Cabo Verde o Instituto Marítimo Portuário (IMP), é a única autoridade do sector com competência para avaliar e validar as condições de operacionalidade e segurança de navios, que emitiu, neste caso os certificados exigíveis à operação do Chiquinho BL”, acrescenta.

Conforme avança esta empresa o Chiquinho BL é actualmente o navio mais moderno, um dos mais seguros e dos poucos certificados em Cabo Verde. “O navio é ainda certificado por uma das 5 maiores sociedades classificadoras mundiais, membro da IACS (International Association of Classification Societies), organização reconhecida oficialmente pela Bandeira de Cabo Verde, que atesta o cumprimento dos mais elevados padrões de segurança marítima e que nos permitiu ainda segurar o navio através de um P&I Club com os mais elevados níveis de exigência em matéria de segurança e certificação

PUB

PUB

PUB

To Top