Maria da Luz, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) garante que o Centro de Virologia já está instalado e que reúne todas as condições necessárias para iniciar os testes de PCR a partir desta sexta-feira (10).
Estas declarações foram feitas por aquela responsável à agência de notícias Inforpress, durante as quais esclarece que o laboratório na ilha do Sal advém dos planos do Governo cujo objetivo passa por alargar o acesso ao diagnóstico da covid-19. A sua instalação resulta de uma parceria público-privada entre o INSP e o laboratório
BIOLAB.
“O laboratório BIOLAB está situada nos Espargos e já foi vistoriado e possui todas as condições. Estamos esperançosos de que a partir de sexta-feira já poderemos arrancar com os testes, pois já temos tudo reunido, seja recursos humanos, testes e reagentes. Estamos a ultimar as questões logísticas”, disse Maria da Luz.
Para a presidente, este laboratório na ilha do Sal permitirá “ultrapassar uma limitação logística muito forte que é o transporte de amostras, logo o ganho residirá na velocidade de resposta e, consequentemente, na resposta à demanda, que é o mais importante”.
O INSP é o responsável por assegurar todo o processo de diagnóstico da covid-19 e todos os laboratórios se encontram sob a coordenação unificada. Na ilha do Sal estará atribuída a Pamela Borges, responsável pela hiperligação entre a finalidade do laboratório e as autoridades de saúde na ilha.
Sal conta neste momento com um total acumulado de 273 casos confirmados, 22 casos recuperados e quatro mortes.
Suíla Soares
*Estagiária