PUB

Covid-19

Confirmado: Viagens aéreas inter-ilhas retomam a 15 de Julho

Está confirmado. As viagens aéreas inter-ilhas retomam a 15 de julho.

A confirmação foi dada publicamente hoje pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva.

Os passageiros terão de apresentar teste rápido negativo na hora do check-in antes de embarcar, feito com 72 horas de antecedência.

Os testes rápidos são exigidos apenas aos passageiros que se deslocam de ilhas com elevado risco de transmissão comunitária como os passageiros provenientes do Sal e Santiago e que se desloquem para outras ilhas.

“A partir do dia 15 de Julho são retomadas as viagens aéreas inter ilhas e as ligações marítimas entre todas as ilhas para o transporte de passageiros”, disse UCS.

O mesmo alertou que serão tomados cuidados redobrados.

“Vamos retomar as viagens com precauções redobradas de controlo sanitário. Um conjunto de medidas foram atempadamente aprovadas: uso obrigatório de máscaras, medição de temperatura, higienização e formulário
de vigilância sanitária. Os portos e os aeroportos, as transportadoras aéreas e marítimas, estão sujeitos a rigorosas medidas de segurança sanitária”.

Os testes poderão vir de laboratórios privados desde que sejam laboratórios devidamente certificados para o efeito.É obrigatório o uso de máscara durante todo o voo.

“Condições estão criadas para que testes sejam realizados em todas as delegacias de saúde dessas duas ilhas, evitando a deslocação de pessoas a um único centro. Laboratórios privados, certificados pela Entidade Reguladora Independente da Saúde, mediante protocolo definido pelo Ministério da Saúde e da Segurança Social poderão realizar testes, criando assim mais alternativas de oferta desse serviço aos utentes”, explicou o governante.

Recorde-se que inicialmente estava prevista a retoma para 1 de Julho mas foi adiada pelo Governo para o dia 15 do mesmo mês.

GC

 

PUB

PUB

PUB

To Top