O Movimento para o Desenvolvimento de São Vicente (MDSV) disse que o Navio Chiquinho BL vai estrangular a economia das ilhas de São Vicente e Santo Antão, com grande prejuízo para esta última.
Estas declarações foram avançadas na quarta-feira (8), em Mindelo, durante uma conferência de imprensa proferida pelo MDSV.
“O Navio Chiquinho não está apto para o serviço a que se destina e para quem estava habituado ao Mar de Canal e ao Navio Inter-llhas, é um claro retrocesso nas condições de viagem nesse Canal; vai estrangular a economia de São Vicente e Santo Antão com grande prejuízo para Santo Antão”, avançou o porta-voz do MDSV.
Para este movimento cívico, os prejuízos sobre as viaturas são insustentáveis por causa da grave corrosão da água do mar. Também considera que a falta de conforto e segurança do Navio vai desacelerar a mobilidade entre as duas ilhas.
“O condutores que fazem a travessia no mínimo, três vezes por semana que nos dizem que nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro vai ser impossível viajar no Chiquinho porque os balanços são esquisitos e medonhos, revisitamos os relatórios do naufrágio do navio Vicente, ouvimos sobreviventes do naufrágio e relemos os artigos de opinião do Comandante da Marinha Mercante, João de Deus Oliveira e Cruz que durante anos, nunca se cansou de denunciar as irregularidades da AMP – que condicionavam o seu normal funcionamento como entidade reguladora”.
O MDSV apontou uma série de outros factores que não abonam a favor da navegabilidade do Chiquinho BL, pelo que manifestou a sua preocupação com a segurança da embarcação no canal. Neste sentido, apelou aos presidentes das Câmaras Municipais de São Vicente e Santo Antão, aos deputados e ao povo das duas Ilhas para agirem para que o Chiquinho seja substituído por um navio seguro e confortável.