Porto Novo, Santo Antão, passa a contar, a partir de agora, com um Laboratório Experimental de Artes e Design (LEAD). A inauguração aconteceu hoje por ocasião da Independência Nacional.
O LEAD Porto Novo irá permitir que os artesãos locais tenham um espaço para a criação artística, troca de experiências e formações.
Para a presidente da Associação dos Artesãos do Porto Novo, Nélida Rodrigues, o espaço é uma mais valia para a classe.
“É com satisfação que recebemos a inauguração do LEAD. Será uma mais valia para os artesãos do Porto Novo e para os artesãos em geral. Este espaço vai nos permitir dar continuidade aos nossos projetos, principalmente o pojeto Eco-artes”, diz Nélida Rodrigues.
A presidente apela, entretanto, à união dos artesãos para que o LEAD tenha dinâmica artistica. Na ótica desta artista, este laboratório poderá ajudar o concelho do Porto Novo a se tornar numa referência nacional a nível do artesanato.
O ato de inaguração contou com a presença do presidente da Câmara Muncipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, que realçou a importância do projeto.
“Pela primeira vez temos no Porto Novo um espaço próprio para valorizar uma classe profissional que tem dado uma grande contribuição para a cultura em Cabo Verde. Temos grandes talentos e criatividade no domínio do artesanato em Porto Novo, e este laboratório é uma contribuição para valorizar ainda mais a classe artística”, reconhece.
Trata-se da primeira fase do laboratório que, segundo Aníbal Fonseca, tem no momento, os instrumentos essenciais para o desenvolvimento da atividade artística.
Uma outra fase será implementada visando o alargamento do espaço e de equipamentos disponíveis.
O LEAD Porto Novo vai integrar o roteiro para os turístas que chegarão a Santo Antão e irá funcionar com alguma ligação com o Centro Nacional de Artes e Design (CNAD) no Mindelo.
Este espaço é uma obra da Câmara do Porto Novo, com financiamento do Governo e assistência técnica do Ministério da Cultura e Indústrias Criativas.
Ricénio Lima
*Estagiário