O Centro Cultural do Mindelo (CCM) anunciou a reabertura gradual das actividades culturais após um longo período de confinamento imposto pela pandemia da Covid-19.
A retoma, a partir do próximo dia 9 de Julho, será marcada pela inauguração da exposição antológica “Opus Incertum”, de Marco Bettocchi, datada dos anos 1966 a 2016 e que combina pintura e escultura.
«Como os arquitetos romanos, eles usavam materiais ruins e muito durável de construir, com a técnica do opus incertum que envolve o caos de detritos e pedras brutos dentro de uma concha ordenada de tijolos de alta queima”, explica em comunicado.
O autor, no caso, “entende o tumulto das paixões e forças naturais em uma coreografia de formas compostas, sejam elas mecânicas (os primeiros trabalhos), erosões físicas e temporais (esculturas antropomórficas, quase uma geologia da pessoa) ou gravuras com sinais da história (as estelas, pequenos monumentos em que a profundidade da visão traz camadas ocultas à superfície de ser), lê-se em nota enviada à imprensa.
O CCM, fechado desde o mês de Março, alerta, entretanto, que será obrigatório cumprimento rigoroso das medidas de segurança emanadas pelas autoridades sanitárias.