PUB

Política

PAICV com reservas em relação à indicação de Policarpo Carvalho para PCA da RTC

O PAICV disse estar com reservas em relação á indicação de Policarpo Carvalho para Presidente do Conselho de Administração da RTC. Esta posição do partido tambarina sustenta-se no facto de considerar o novo PCA da RTC uma personalidade com um forte vínculo político-partidário na esfera da militância activa do MPD.

“Todos devem estar lembrados dos fervorosos e radicais discursos desta personalidade nas campanhas eleitorais, enquanto candidato à presidência da Câmara Municipal de Santa Cruz, nas listas do MPD, e da imagem de agressividade e fanatismo que transmitiu para a sociedade, para além de, no dia das eleições, ter desaparecido de cena, fugindo, à imprensa, para não reconhecer a sua derrota ou a vitória do seu adversário na altura”, disse Walter Évora.

Para esta fonte, tal atitude demonstrou que se estava perante uma personalidade sem a mínima cultura democrática, com um grande “pendor de arrogância e com excessiva falta de humildade”.

“O seu vínculo partidário, a sua atitude e a marca do seu fanatismo a favor de um Partido, não lhe permite exercer estas altas funções com imparcialidade e isenção, e com o distanciamento que se exige a um Presidente do Conselho de Administração neste contexto, em que se espera dos órgãos públicos uma grande contribuição para a consolidação da nossa democracia”, acrescenta.

Para o PAICV a ideia de retirar a competência de nomeação dos membros do Conselho de Administração da RTC, do governo e dar tal responsabilidade a uma entidade independente, tinha como objectivo evitar qualquer tipo de partidarização.

“No entanto, apesar dessa nomeação ter sido feita pelo Conselho Independente, nos termos dos estatutos da RTC, algo não correu bem na escolha do novo Presidente do Conselho de Administração da RTC, uma vez que foi escolhida uma personalidade que não dá garantias de imparcialidade no desempenho das suas funções, por ser um dirigente politicamente activo do MPD”.

No entender do partido tambarina, há duas possibilidades: os membros do Concelho Independente não estavam na posse de todas as informações, quando tomaram essa decisão e foram induzidos em erro, ou o governo continua a exercer uma influência excessiva na escolha do Conselho de Administração.

Para o PAICV, a pessoa que preside o Conselho de Administração da RTC deve ser uma personalidade apartidária, com um percurso que garanta a imparcialidade política, na gestão do principal órgão de comunicação social de Cabo Verde. A conferência de imprensa foi concluída com uma saudação aos restantes membros do Conselho da Administração e augurando-lhes os maiores sucessos.

O conselho independente da Rádio Televisão Caboverdiana indigitou esta semana o economista Policarpo Carvalho para liderar o conselho de administração, seguindo o novo modelo de autonomia definido pelo Governo. Além de Policarpo Augusto Alves Furtado de Carvalho, para presidente do conselho de administração, o conselho independente indigitou Margarida Filipa de Andrade António Fontes e Carlos Manuel Silva dos Reis como vogais.

PUB

PUB

PUB

To Top