A ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que vão ser contratados 29 recém-especalistas em Agosto.
Em declarações na Comissão Parlamentar de Saúde, Marta Temido – citada pelo jn.pt -, disse que a força de trabalho de Saúde Pública “há muito que precisa de ser robustecida” e que é “preciso aumentar a quantidade e a diversidade de competências” no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
“Para isso, contamos desde já com a contratação de 29 recém-especialistas no início do próximo mês, independentemente dos reforços que temos vindo a fazer”, anunciou.
No início da audição, Marta Temido disse que os hospitais realizaram, até Maio, menos 902 mil consultas e menos 85 mil cirurgias face ao período homólogo.
Das 902 mil consultas hospitalares a menos, 371 mil eram primeiras consultas, acrescentou a governante, sublinhando a necessidade de recuperar a actividade assistencial suspensa pela Pandemia.
A ministra destacou, também, a necessidade de reforçar esforços para “quebrar as cadeias de transmissão” na Região de Lisboa e Vale do Tejo e analisar o que correu bem e melhorar o que correu mal, lembrando que a COVID-19 “não vai desaparecer até haver vacina ou tratamento”.
Temido enalteceu a boa resposta do SNS e dos profissionais de Saúde, considerando-os “o melhor garante da satisfação das necessidades assistenciais dos portugueses”.