A associação ambiental Biosfera 1 lançou hoje a Linha Verde SOS Tartaruga São Vicente – 800 12 34 – para denúncias de captura de tartarugas marinhas e extração de areia nas praias de São Vicente.
Segundo o presidente da associação, Tommy Melo, a linha vai permitir que qualquer cidadão denuncie, de forma anónima, se preferir, qualquer actividade ilícita relacionada com as tartarugas marinhas ou mesmo a apanha da areia.
As chamadas serão efectuadas de forma gratuita, recebidas pela Biosfera 1 e encaminhadas às autoridades competentes.
Este instrumento, que opera em parceria com outra entidades, com o Instituo de Mar (IMAR) e a Associação Ponta D´Pom, vai ajudar nas campanhas de protecção implementadas por essa associação ambiental, nas ilhas de São Vicente e Santa Luzia.
“A Biosfera irá ter um papel muito importante na faixa que vai desde o norte de Baía até à zona do Calhau, ali será a zona em que os efectivos estarão a operar diariamente e com vigias noturnas, em contacto com as autoridades”, explicou o ambientalista.
Em São Vicente, a campanha de monitorização de tartarugas iniciou na semana passada.
Segundo a organização, já foram avistados alguns rastos e o primeiro ninho já foi localizado. A associação diz prever uma “boa época” e apela à colaboração de todos para “não passearem nas praias à noite utilizando luz branca”, para além de denunciar qualquer prática ilegal.