Oito dos nove clubes reunidos num encontro da Associação de futebol do Maio, na sexta-feira (19), votaram contra a continuidade dos jogos da época desportiva 2019/20. Entretanto o desfecho da época constitui ainda um problema, que só será resolvido após assembleia-geral da Federação Cabo-verdiana de Futebol.
Não há condições para a continuidade da época 2019/20 na ilha do Maio. Segundo notícia da RTC, a decisão saiu do último encontro na Cidade do Porto Inglês, que envolveu representantes da Associação Regional da Futebol, dos clubes Federados e de autoridades de segurança e de saúde da ilha.
Dos nove clubes ali representados, oito votaram contra a continuidade dos jogos. Contudo o desfecho final da época desportiva 2019/2020 ainda é uma incógnita. O Presidente da Associação Regional de Futebol, Manuel Oliveira, diz que o próximo passo só será dado após a Assembleia-geral da Federação Cabo-verdiana de Futebol, em princípio agendada para o mês de Julho.
O problema aqui levantado é que o regulamento não clarifica as competências na atribuição do título neste regional onde faltavam três jogos para serem realizados. Neste sentido, Oliveira vê a possibilidade de pedir um parecer jurídico junto da FCF.
A época desportiva 2019/2020 foi interrompida pela pandemia da covid-19. Os clubes acordaram a realização de uma Assembleia-geral extraordinária para uma decisão final numa data ainda a indicar.