O estado do tempo tende a normalizar nas próximas 72 horas em todo o arquipélago. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), que informa ainda que, quanto ao estado do mar, a normalidade será mais lenta, prevendo-se uma melhoria entre os dias 21 e 22.
O estado do tempo entre quarta-feira e quinta-feira, 17 e 18, respectivamente, foi marcado por ventos fortes a muito fortes em todo o arquipélago.
Este quadro meteorológico teve uma maior intensidade nas regiões ocidentais de Barlavento, e visibilidade reduzida atingindo valores até 2000 metros, devido a bruma seca.
Entretanto o INMG prevê agora uma melhoria gradual a partir desta sexta-feira (19), com aumento da visibilidade que passará gradualmente de fraca/moderada a boa, e a redução da intensidade do vento.
Prevê-se ainda o agravamento significativo do estado do mar, principalmente a Norte/Nordeste, com ondas de NE com 2.5 – 4.0 metros de altura.
“Nas próximas 72 horas estima-se que a situação do estado tempo volte à normalidade no arquipélago, ou seja, a partir do próximo sábado, dia 20, mas quanto ao estado do mar a normalidade será mais lenta, prevendo-se uma melhoria entre os dias 21 e 22 do mês corrente”, informou o INMG.
O estado do tempo em todas as ilhas do arquipélago tem sido caracterizado por ventos fortes e aumento da concentração de poeiras em suspensão, resultante da intensificação da acção do anticiclone dos Açores associada à uma depressão térmica sobre a África Ocidental (Mauritânia), que originou uma área com fluxo de vento fortes a muito fortes, com rajadas e facilitou o transporte de poeiras da costa da Mauritânia para as latitudes de Cabo Verde.