As fortes rajadas de vento que se fazem sentir um pouco por todo arquipélago vão se manter, pelo menos entre esta quinta-feira,18, e amanhã,19, com a mesma intensidade. A informação foi avançada pelo Instituto Nacional de Meteorologia à RCV, que dá conta também da continuidade do cenário de bruma seca, pelo menos, durante o dia de hoje, em várias ilhas do país.
Recorde-se que o arquipélago, nos últimos dias tem sido fustigado por rajadas de vento com grande intensidade. Este quadro meteorológico apresentou-se com uma intensidade ainda maior nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau, tendo inclusive derrubado algumas árvores, conforme relatos da população e vídeos partilhados nas redes sociais.
A situação, nesta altura do ano, é um pouco atípica. Segundo o INMG, deve-se a um anticiclone dos Açores, que nos está afectar com alguma intensidade.
“Também estamos com uma corrente seca e quente na zona de Mauritânia, originando normalmente o arrastamento da poeira dessa zona automaticamente atingindo as ilhas do nosso arquipélago”.
Na cidade da Praia, a bruma seca faz-se sentir com grande intensidade desde ontem, como muita poeira no ar e fraca visibilidade.