José Monteiro, 74 anos, mais conhecido por “José de Paula” e natural dos Mosteiros, era uma pessoa acarinhada por todos os foguenses, pois conheceu todos os lugares da ilha e sua gente já que passou a vida a viajar pelas diferentes ribeiras e cutelos da ilha.
Aliás, foi nesta viagem pelas localidades que na tarde de ontem, segunda-feira, 15, encontrou a morte ao ser atropelado na estrada que dá acesso à zona norte da ilha do Fogo, para onde se dirigia, a pé, rumo aos Mosteiros.
A morte de José de Paula, conhecido pelos seus dotes musicais, e, sobretudo pela sua peculiar variação da voz, foi sentida de forma profunda em toda a ilha do Fogo, mas também na diáspora, a avaliar pelos comentários das redes sociais, deixando transparecer a amizade, carinho e simpatia que os originários do Fogo nutriam e nutrem por esta figura carismática.
O acidente de viação que tirou-lhe a vida, aconteceu por volta das 16:00 horas de segunda-feira, 15 de Junho, no sitio conhecido por Ramadjuda, na ramificação da saída de São Filipe, via norte, mais concretamente no entroncamento que dá acesso à zona norte alta. A viatura que atropelou-lhe fazia o percurso São Filipe/Almada
José de Paula faleceu no local do acidente devido a politraumatismo craniano. O seu corpo foi liberado no início da noite de ontem, segunda-feira. O funeral que acontece hoje à tarde partirá da localidade de Fajãzinha (Mosteiros).
José Monteiro, mais conhecido por “José de Paula”, nasceu nos Mosteiros no ano de 1946, e contava com 74 anos.
O condutor envolvido no acidente de viação foi detido pelas autoridades policiais e é apresentado hoje ao tribunal para o primeiro interrogatório e legalização da prisão.