PUB

São Vicente

São Vicente: Faleceu o artesão João Fortes

João Fortes, conhecido artesão mindelense, faleceu, no domingo (14), em São Vicente, vítima de um AVC. O malogrado encontrava-se hospitalizado há vários dias no Hospital Baptista de Sousa.

O artesanato nacional ficou ontem mais pobre com a morte de João Fortes, aos 60 anos. Depois de vários dias internado no HBS, o artesão foi surpreendido na noite de ontem por AVC.

João Fortes notabilizou-se no artesanato, tendo entrado na década de 80 para o então Centro Nacional de Artesanato (CNA), contribuindo para o sucesso daquela instituição, perpetuando a sua arte e qualidades enquanto profissional e pessoa.

Através da sua conta no facebook, o Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) lamentou a morte de João Fortes, recordando o seu percurso no artesanato.

“O seu talento e sensibilidade podem ser testemunhados na sua vasta obra, e o CNAD conserva no seu acervo trabalhos do artista e mestre artesão tais como Pano de Obra, 1985, um trabalho inédito onde são representadas crianças; Tapeçaria Kolá San Jon, 2016; e ainda, recentemente, emprestou o seu saber técnico e artístico à obra “Sem Título” de Manuel Figueira no âmbito da Residência Teada 2018, juntamente com os companheiros de jornada Joana Pinto e Marcelino dos Santos; Renda Brava, Residência que teve início a partir dos desenhos de João e Ilustração do Mapa Cabo Verde presente na Residência Criativa e Catálogo Kutxi”, pode-se ler na publicação.

O corpo de João Fortes vai ser enterrado na tarde desta segunda-feira (15).

PUB

PUB

PUB

To Top