As capelas de Nossa Senhora Imaculada Conceição, na localidade de Flamengos, e de Nossa Senhora de Socorro, em Achada Pizarra, são ambas do século XVII e foram alvos de obras de requalificação orçadas em cerca de 6 mil contos.
Presente no acto de entrega simbólica das chaves das duas infraestruturas religiosas, o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, considera que cada património reabilitado é um tributo que se presta às gerações passadas e uma ponte que se constrói com as futuras, porquanto as duas capelas representam muito daquilo que é a história de São Miguel.
Ulisses Correia e Silva referiu, ainda, que é importante criar e restaurar, porque cria valores para a comunidade e para Cabo Verde, ao mesmo tempo que coloca a história do país no roteiro turístico, criando, igualmente, valores económicos.
Para o Cardeal e Bispo Dom Arlindo Furtado, apesar das limitações, as obras foram feitas de forma inteligente, de modo a que perdurem no tempo. Essas obras, acrescentou, servem para estimular não só a comunidade local, mas outras localidades que sentiram estimuladas a criarem obras que perdurem.
O Edil Herménio Fernandes, por seu turno, considera que estas obras valorizam o património cultural e dá um novo recurso turístico ao município, nomeadamente o turismo religioso, histórico e de memória.
O trabalho de requalificação do interior dessas capelas esteve a cargo do Governo em colaboração com a Diocese de Santiago, enquanto que o espaço envolvente foi reabilitado pela autarquia local.
Anícia Veiga (Estagiária)