O karateca de origem cabo-verdiana, Jordan Neves, encontra-se, há uma semana, a treinar numa academia de alto rendimento desportivo no Luxemburgo. A informação foi avançada pelo atleta num exclusivo ao A NAÇÃO. Depois de ser privado dos treinos com os seus colegas da Academia KC Differdange, devido a pandemia da COVID-19, Jordan Neves procura agora regressar a sua forma.
Há pouco mais de uma semana Jordan Neves regressou aos treinos de forma mais intensiva numa academia de alto rendimento no Luxemburgo, país de onde é natural. A par disso, o karateca tem participado de treinos orientados pelo seu clube, KC Differdange, através da plataforma online, Zoom.
Recorde-se que devido a pandemia da COVID-19, Neves viu-se privado dos treinos colectivos com os seus colegas no clube que representa. Entretanto, o jovem nunca parou, manteve os seu treinos individuais caseiros. Com o apoio do pai, Nelson Neves, apetrechou a garagem e o jardim da sua casa com equipamentos de treino adaptados a modalidade em que actua.
Este ano Jordan Neves deveria participar nalgumas competições nomeadamente o Campeonato Europeu no Azerbaijão, Torneio de Apuramento em Paris para os jogos olímpicos Tóquio-2020, K1 Istambul e o K1 Durban – Africa do Sul.
Jordan Neves faz parte da selecção de KARATE DO Luxemburgo e em breve os treinos com essa comitiva vão retornar. A federação nacional da modalidade no Luxemburgo já enviou um documento aos clubes para explicar o modo como serão orientados os treinos, respeitando as directrizes das autoridades sanitárias.
A data para o retorno das competições de karaté ainda é desconhecida. Contudo Jordan Neves garante que tem treinado cinco vezes por semana, para se manter fica e mentalmente preparado para um eventual regresso. Revela que tem mantido um contacto permanente com o KC Differdange e outras entidades ligadas a modalidade para encontrar alternativas para os atletas.
Filho de pais cabo-verdianos, Jordan Neves completa 22 anos em 2020. Actualmente está a fazer a licenciatura em gestão desportiva na Universidade de Lunex e está entre os 100 melhores atletas do ranking mundial de karaté.