PUB

Destaques

Destaques da edição 667 do Jornal A NAÇÃO

Caso de violação na esquadra de Santa Catarina
Mal-estar no Ministério Público
O ambiente parece estar tenso pelos lados da Procuradoria Geral da República. A eleição de Helton Barros como vice-presidente do Conselho Superior de Magistratura do Ministério Público não está a ser bem digerida por alguns colegas que consideram que este procurador agiu em contramão com o sistema, ao subscrever a soltura dos arguidos no caso de violação envolvendo três agentes da Polícia Nacional na esquadra de Santa Catarina.

  • Retirada da queixa baralha o processo e gera nova indignação

 

Democracia
SOFA encalhado há quase dois anos no Tribunal Constitucional
Três anos após à sua assinatura entre os governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América (EUA), ainda não se sabe se o acordo SOFA (Status Of Forces Agreement) está, ou não, em vigor. O Tribunal Constitucional tem na sua posse, há uma ano e oito meses, dois pedidos de fiscalização abstracta e sucessiva desse tratado militar, mas, até esta, não se pronunciou. O assunto volta à baila, desta por impulso do provedor da Justiça, António Espírito Santo, a partir do episódio da morte de George Floyd, nos EUA.

 

Alveno Soares
“Instituições acabam por utilizar as cestas básicas como ferramentas políticas”
Operador no sector turismo, o mais afectado pela pandemia da Covid-19 em Cabo Verde, Alveno Soares arregaçou as mangas e mobilizou parcerias nacionais e internacionais para ajudar mais de 3 mil famílias em todos os 22 concelhos do país. Deixa claro que não faz activismo de ocasião, ao mesmo tempo que critica a falta de articulação entre os diferentes actores e instituições, pois disso resulta uma distribuição desigual das ajudas mobilizadas. Da actuação das câmaras municipais, sugere que houve mais aproveitamento político do que acto humanitário.

 

Economia
Emprofac privatizada até final do ano
A Emprofac – Empresa Nacional de Produtos Farmacêuticos, SARL – deverá ser privatizada até final do ano. A garantia é de Gil Évora, Presidente do Concelho de Administracção da empresa, que diz, sem adiantar muitos pormenores, que o processo está “avançado”. O concurso deverá ser lançado ainda este mês de Junho para estar tudo pronto antes de Outubro.

 

Cultura
Livrarias procuram a retoma da normalidade
As livrarias do país, sobretudo as da Praia e do Mindelo, procuram retomar a normalidade, após o período crítico da pandemia da covid-19. O movimento ainda está muito aquém do que era hábito, e sem apoio público, cada uma, à sua maneira, procura fazer face ao período pós estado de emergência. As novidades editoriais seguem no seu ritmo habitual.

 

Bairro Craveiro Lopes
Asfaltagem ou calcetamento?
Moradores do Bairro Craveiro Lopes (BCL) mostram-se divididos quanto ao projecto de requalificação que a Câmara Municipal da Praia (CMP) está a executar e que não contempla a asfaltagem das ruas. Enquanto uns discutem a “asfaltagem ‘vs’ calcetamento”, outros questionam a obra em véspera das próximas eleições autárquicas. A edilidade, por sua vez, justifica o atraso do início das obras com dificuldades na obtenção do financiamento.

 

-Esta Edição nº 667 – que já está disponível em PDF! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC.; a par das Opiniões de Arsénio Fermino de Pina, Carlos Cravalho, José Valdemiro Lopes, Milton Monteiro e de Sandenney Fernandes; a par da Coluna de Alex Semedo.

 

PUB

PUB

PUB

To Top