PUB

Mundo

Angola: ZEE gera lucros e paga dividendos ao Estado

Os resultados líquidos da ZEE Luanda-Bengo ascenderam de 192,23 milhões de kwanzas em 2018, para 532,71 milhões no ano passado, dando lugar ao primeiro pagamento de dividendos ao Estado, desde que o Pólo está operacional, há 11 anos.

Os dividendos pagos ao Estado situam-se em dez por cento dos lucros de 532,71 milhões de kwanzas, relativos a 2019, tendo já sido pagos, escreve o “Jornal de Angola”, que também revela a impossibilidade dos pagamentos ao accionista em 2018, quando os lucros foram usados para cobrir os resultados negativos dos anos anteriores.

Em 2019, deram entrada na ZEE, 45 projectos de investimento nos sectores da Indústria Transformadora, Hotelaria e Turismo, Saúde, Alimentar, Agro-indústria, bem como Serviços e Comércio, avaliados em cerca de 251,40 milhões de dólares, com o que se prevê a criação de quarto mil e 76 postos de trabalho directos.

Quinze desses projectos já estão em fase de implementação, com potencial para dar uma nova dinâmica à vocação produtiva da ZEE, dentro dos próximos 12 meses.

Com uma centena de unidades e acima de quatro mil postos de trabalho, a ZEE conta com 67 unidades em operação, números que atribui ao sucesso de um Programa baseado na alteração de procedimentos, reavaliação das projecções e o impulsionamento de um conjunto de métodos e programas focados na captação de novos projectos.

A ZEE Luanda-Bengo foi criada em 2009, para atrair investimentos e incentivar a diversificação da Economia daquele País Lusófono da África Austral.

PUB

PUB

PUB

To Top