O Grupo de teatro “Nova Geração” foi fundado em 2011 por jovens de Ribeira dos Bodes, uma comunidade do interior do concelho do Porto Novo, em Santo Antão.
Danielson Pinto, 36 anos, agricultor de profissão, é um dos fundadores. O grupo está no activo, mas segundo Danielson Pinto, falta tempo devido ao trabalho de cada um. Neste momento, o grupo teatral conta com oito elementos.
“Nova Geração” já realizou atividades em Ribeira dos Bodes, em Alto Mira, na cidade Porto Novo e até apresentou-se em São Vicente por duas ocasiões. A grande pretensão é pisar outros palcos e ter maior visibilidade.
“Temos cinco peças, já apresentamos três e há mais duas que pretendemos apresentar brevemente. Temos a vontade de pisar outros palcos maiores como o Mindelact, porque em São Vicente fomos bem acolhidos”, revela Danielson Pinto a este online.
As peças do grupo retratam a emigração, o tempo de fome, a corrupção, entre outros temas importantes. O renomado grupo teatral santantonense “Juventude em Marcha” é a maior inspiração.
“Pelo percurso daquele grupo, sentimo-nos motivados em fazer alguma coisa”, diz.
Entretanto, Danielson lamenta o facto de não haver nenhum espaço na comunidade para se apresentarem. Segundo diz, às vezes têm a oportunidade de se apresentarem na escola básica local.
“Precisamos de um espaço para fazer alguma actividade e mesmo para receber uma caravana para intercâmbio. A zona tem potencialidades. Quando é uma localidade pequena e escondida, as pessoas pensam que não existe talento. Precisamos é de mais visibilidade. Não vamos desistir nunca”, garante Danielson Pinto.
AN