PUB

Covid-19

Covid-19: Petição pública pede o “não regresso à normalidade”

Uma petição pública, lançada por um grupo de cidadãos cabo-verdianos e dirigido ao Presidente da República, Assembleia Nacional e Governo, pede o não regresso à normalidade e a redefinição do papel do Estado para uma sociedade “mais humana e solidária”.

“Esta crise veio demonstrar, de forma cristalina, a fragilidade dos alicerces que sustentavam a ideia, aparentemente consensual, do desenvolvimento das sociedades atuais, assente num modelo de livre iniciativa, de essência concorrencial e mercantil, que se acreditava fosse autorregulável e autosuficiente, cuja aparente e ilusória eficácia levou a que se empurrasse o Estado para um papel marginal”, começa por dizer a iniciativa.

A petição sugere, portanto, uma reformulação do modelo de sociedade que “nos foi proposto e fracassou”, e a procura de novas soluções para problemáticas sociais que se vêm agora agravadas pela crise da Covid-19.

“Impõe-se, como uma necessidade imperiosa, repensar e redefinir o papel do Estado, numa sociedade que se quer mais humana e fraterna, mais cooperativa e solidária”, sustenta.

Para estes cidadãos, a continuar na mesma direção, o futuro encontra-se “gravemente comprometido. “Não queremos e não aceitamos voltar à velha normalidade”, asseguram os subscritores da petição.

Até agora a petição, lançada a 1 de Junho de 2020, conta com 181 assinaturas. A ideia é obrigar os poderes a repensarem o modelo de desenvolvimento do país que se tem aplicado até agora e perspetivar novos caminhos para o futuro.

PUB

PUB

PUB

To Top