O vice-primeiro-ministro, garante que já foram autorizados cerca de 470 mil contos de créditos, ao abrigo das medidas de financiamento colocados à disposição do sistema empresarial, no âmbito luta económica e social imposta pela pandemia da Covid-19.
Conforme Olavo Correia, foram atribuídos 46 créditos e cerca de 50 empresas foram beneficiadas.
“Penso que temos um quadro de acordo entre todos nós em como as medidas que foram adoptadas são boas e foram importantes para ajudar o país a fazer face a este desafio de proteger as empresas, garantir rendimentos, pela via dos empregos, e evitar que haja desemprego em massa”, afirmou .
O vice-primeiro-ministro considera ainda que as medidas estão a ser implementadas “com algum sucesso”, mas reconhece que, eventualmente, logo no início, terá havido algumas restrições em função do contexto. “Mas estamos numa fase avançada e de aceleração em relação à tramitação das mesmas”.
“Temos cerca de 12 mil trabalhadores que foram pagos ao abrigo do lay off pelo INPS, e apenas mil processos tratados em termos de subsídios de desemprego. Isto aponta em como temos tido resultados positivos que advêm do esforço do Governo, mas também de todas as empresas cabo-verdianas, dos seus gestores e também dos seus colaboradores”, assegurou.