A reabertura do destino turístico Cabo Verde acontece no próximo mês de Julho, podendo receber visitantes internacionais, assim que as restrições de viagem forem levantadas a nível de Europa e outros países. Neste sentido, o governo tem em marcha a preparação de um vasto pacote de investimentos em equipamentos médicos e recurso humanos na saúde.
Em Julho próximo, as portas de Cabo Verde, enquanto destino turístico, vão ser reabertas, passando o país a receber visitantes internacionais, assim que as restrições de viagem forem levantadas a nível da Europas e outros países.
O trabalho de preparação está em curso para poder o país receber os visitantes com segurança e tranquilidade.
O Ministério do Turismo garante que está a desenvolver um pacote de medidas de fundo para mitigar os impactos nefastos da pandemia da COVID-19 na economia nacional e promover a retoma da actividade económica, de forma segura e consistente.
Neste sentido, uma importante consultoria internacional está a trabalhar num amplo programa de segurança sanitária do país, englobando vários sectores da economia com ênfase no turismo e transportes, tendo em vista minimizar os riscos de contágio por COVID-19 e reforçar as condições de retoma do turismo já neste verão.
Assim, em coordenação com o Ministério da Saúde e Segurança Social, o Ministério do Turismo diz que está a implementar o conceito de “Cabo Verde – Turismo Seguro”, que consiste num conjunto de boas práticas, procedimentos e protocolos, em observância das normas da OMS.
Esse ministério garante ainda que um vasto pacote de investimentos em equipamentos médicos e recursos humanos no domínio da saúde está a ser preparado e executado pelo governo. A abertura do novo Centro de Saúde em Santa Maria, a remodelação do Centro de Saúde de Sal-Rei são exemplos.
Estes centros vão ser dotados de equipamentos médicos adquiridos recentemente na Bélgica e China, transformando-os em unidades de diagnóstico e de tratamento no âmbito da COVID-19.