Por: Faustino Vicente *
Produtividade é fazer cada vez mais, e melhor, com cada vez menos…menos tudo.
Este conceito é – emergencial – para os Órgãos Públicos e para todos os segmentos da iniciativa privada.
Ela, a produtividade, também é válida para que cada um de nós administre o seu orçamento doméstico.
Essa “ferramenta” está ao alcance de cada um de nós e, como consultor em Gestão da Qualidade (adequação do uso, com satisfação dos clientes, usuários, contribuintes, etc.), a vivência em organizações – públicas e privadas – em que implementamos o SGT – Sistema de Gestão da Qualidade – ao longo da nossa “caminhada”, nos leva a sugeri-la.
A sua eficiência e eficácia vai legitimar a máxima – “ no futuro haverá apenas dois grupos de empresas…as que se reinventaram e as que estarão na “UTI”, agarradas aos seus inadequados processos administrativos e operacionais.”
Vale a pena destacar que Custos, especialmente, os fixos “nos levam” às nossas unhas…cortamos, cortamos, cortamos e elas continuam crescendo…crescendo…crescendo.
Uma das eficazes “ferramentas” para diagnóstico encontra-se nos 7Ms…1.) Mão de Obra, 2.) Matéria-prima, 3.) Máquinas (equipamentos, ferramentas, etc), 4.) Método, 5.) Medição, 6.) Meio Ambiente e 7.) Mercado.
Através dos 7Ms é possível, de maneira prática e objetiva, fazermos um diagnóstico que nos vai mostrar onde poderemos cortar gastos, sem risco para o padrão de Excelência.
“Um olhar” para os 3Rs – Reciclar, Reutilizar e Reduzir, são atitudes que apresentam resultados altamente positivos no combate ao desperdício de toda espécie, redução do volume de lixo, coleta seletiva e jogar o lixo no lixo, como exemplos.
Como é hora de cada um de nós contribuir para o aumento da produtividade, outra “ferramenta” disponível (sem custos) é a Gestão Participativa, que permite que os funcionários da iniciativa privada e os Servidores (do) Público, possam ter oportunidades iguais para revelar e desenvolver o seu potencial.
Sobre Gestão Participativa vale a pena destacar uma passagem da Bíblia Sagrada, quando Moisés acolheu a sugestão de Jetro, seu sogro..
“Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão à ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo. Se isto fizeres, e assim Deus to mandar; poderás, então, suportar; e assim também todo este povo tornará em paz ao seu lugar. ”Bíblia (Êxodo 18 – 21, 22 e 23).
Para nossa reflexão – Mahatma Gandhi “A pobreza é a pior forma de violência”.
*Advogado, Professor e Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br – Jundiaí (Terra da Uva) – São Paulo (Brasil)