O Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, reúne-se esta-sexta-feira,29, com os sectores da Construção Civil e da promoção cultural, para discutir o pós-Estado de Emergência.
Perante a presente situação provocada pela pandemia da Covid-19, em que a Construção Civil revelou-se um dos sectores mais atingidos pela crise, com mais de 90% de obras suspensas, impõe-se agora discutir o futuro do sector e os eventuais desafios.
O encontro, por vídeo conferência, conta com a presença da ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva e do presidente da Associação dos Empreiteiros.
“Vale lembrar que, com o término do Estado de Emergência, as obras públicas foram retomadas em todos os municípios do país, no quadro dos investimentos ao nível do PRRA, do Fundo do Turismo, do Fundo do Ambiente e do Programa de Mitigação da Seca, com impacto na atividade da construção civil e do emprego”, recorda o Governo.
Em comunicado, o executivo adianta ainda que, no próximo mês de Junho, irá apresentar ao Parlamento o Orçamento Retificativo e medidas de estabilização, reforço e de relançamento da economia.
Ainda na tarde de hoje, Ulisses Correia e Silva vai se reunir, também, com agentes e promotores culturais, para discutir e ouvir as sugestões da classe para o sector da promoção das atividades culturais após o Estado de Emergência.
“De referir que os criadores, artistas e fazedores da cultura, que perderam o seu rendimento e que não descontam para o INPS, estão abrangidos nas medidas de Proteção Social, através do Rendimento Solidário”, aponta.
O encontro contará com a contribuição do ministro da Cultura e Indústrias Criativas.