PUB

Destaques

Destaques da edição 665 do Jornal A NAÇÃO

Jorge Humberto
O primeiro cabo-verdiano  a brilhar na Itália…
Helenio Herrera conhecia-o de quando treinou o Belenenses. Levou-o para o Inter de Milão. Com o limite de dois estrangeiros esgotado, inventaram-lhe um pai italiano. Foi o segundo internacional “português” a jogar na Itália. Jorge Humberto, cabo-verdiano, nascido em São Vicente, há muito radicado em Macau, cuja história A NAÇÃO retoma a partir de um atigo do jornal “i”, com a devida vénia.

Dois meses de salário em atraso
Trabalhadores querem nacionalização da Cabo Verde Airlines
O atraso no pagamento dos salários dos trabalhadores da Cabo Verde Airlines (CVA), que já se vinha registando mesmo antes da crise da covid1-19, tende agora a tornar-se crónico. Os atrasos que antes eram de 15 dias, no máximo, entram agora em dois meses. Preocupados com o futuro, os trabalhadores apontam nacionalização como solução do problema.

Covid-19

BemServir – Cafés de Cabo Verde apoiam Colmeia
A Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais “Colmeia” não tem tido mãos a medir com o aumento dos pedidos de apoio, por parte de famílias carenciadas que têm ao seu cuidado crianças e jovens portadores de deficiência. Isabel Moniz, presidente da associação, apela ao engajamento de mais empresas e particulares para apoiarem quem mais precisa. Fraldas, produtos de higiene e bens alimentares são “muito” bem vindos.

Grávidas receiam contaminação
No momento em que Cabo Verde ultrapassa os 350 casos positivos da Covid-19 e quatro óbitos, duas grávidas abordadas pelo A NAÇÃO, temem os riscos de uma eventual contaminação. A imunidade baixa aumenta os receios das gestantes. As autoridades apelam as grávidas à tranquilidade e recomendam que é importante estarem alertas, seguindo e confiando nas recomendações médicas.

Desconfinados, finalmente, em Santiago
Depois de dois meses de confinamento obrigatório devido a quatro estados de emergência consecutivos, a população de Santiago deverá ser “libertada” este sábado, 30, com o levantamento do último estado de emergência. Ainda que, certamente, com muitas restrições previstas, a ilha tenta retomar a normalidade.

Ginásios no Mindelo querem reabrir
A maioria dos proprietários dos ginásios de São Vicente querem reabrir os seus estabelecimentos e, para tal, já se reuniram, pelo menos três vezes nos últimos dois meses, para estudarem os parâmetros de um eventual regresso à normalidade. A NAÇÃO falou com três desses proprietários que dão conta dos prejuízos  e das pressões por parte dos seus habituais utentes.

 Autárquicas 2016
PAICV com candidatos praticamente fechados
O PAICV vai apostar todas as fichas nas próximas eleições autárquicas. Deputados e figuras proeminentes do partido são chamados para este embate eleitoral, em Outubro, balão de ensaio para as legislativas que ocorrerão dentro de um ano aproximadamente. Exceptuando Praia, os tambarinas já alinhavaram a lista de candidatos e nela Nuías Silva, em São Filipe, é até agora a aposta mais sonante para recuperar a ilha do Fogo, outrora praça forte desse partido.

Santo Antão
Paul procura reavivar produção de café
Santa Isabel,  zona do interior do município do Paul situada a quase mil e 600 metros de altitude, é  um dos pontos mais alto da ilha de Santo Antão. O isolamento, a falta de energia eléctrica, desemprego e habitações degradadas estão entre as principais preocupações das 30 famílias que ainda residem nesta comunidade isolada. Santa Isabel é uma das zonas onde ainda se produz café, outrora um dos principais produtos da ilha.

 

Esta Edição nº 665 – que já está disponível em PDF! -, é feita, também, do habitual Caderno ETC.; a par das Opiniões de João Fidalgo e de Pedro Ribeiro; e das Colunas de Alex Semedo e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top