PUB

Covid-19

Covid-19: Voo sanitário da China com equipamentos de proteção individual chegou hoje a Cabo Verde

Um voo sanitário proveniente da China chegou, esta manhã, no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na ilha do Sal, com cerca de 40 toneladas de equipamentos de proteção individual (EPI´s), para reforçar o abastecimento das estruturas de saúde, Polícia Nacional e Proteção Civil.

Os equipamentos devem chegar à cidade da Praia ainda esta tarde.

A nova carga está enquadrada no Projeto de Emergência em Resposta ao Covid-19, financiado pelo Governo de Cabo Verde e pelo Banco Mundial no montante total de cinco milhões de dólares americanos.

O valor total dos equipamentos que constam neste voo é de cerca de dois milhões e 800 mil euros e refere-se ao lote de um contrato de fornecimento, segundo nota do Governo.

Está prevista ainda um próximo voo, referente a um lote 2 de fornecimento de equipamentos hospitalares e para o laboratório de virologia, no valor de cerca de dois milhões e 200 mil euros.

Com mais esta aquisição de material e equipamentos de proteção individual, garante o Governo, o país tem stock suficiente para fazer face à pandemia, para os próximos quatro meses.

“No entanto, havendo necessidade de reforço de mais materiais, com a evolução da pandemia, o Governo irá intervir na adoção e implementação de medidas que forem essenciais a fim de se reduzir o número de infetados e assegurar o atendimento necessário aos que recorrerem às estruturas de saúde”, concluiu.

Recorde-se que o laboratório de virologia se encontra, neste momento, paralisado, tendo em conta a degradação dos reagentes que estavam no país.

Esta quarta-feira, em conferência de imprensa, a presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública, Maria da Luz Lima, garantiu que novos materiais, incluindo reagentes, estavam para chegar ao país, dentro de dois ou três dias.

Porém, quando confrantada sobre qual a origem do lote de testes com problemas, a mesma não especificou.

PUB

PUB

PUB

To Top