Nas últimas três semanas os números de casos positivos em Cabo Verde têm diminuído e já se considera uma situação estacionária, segundo avançou hoje o Director Nacional da Saúde, Artur Correia.
Nesta última semana, a ilha de Santiago, única ilha com casos activos, registou menos 35 casos, passando de 76 para 41 casos positivos.
Segundo Artur Correia, o país está numa situação estacionária de progressão do vírus e com um grau de transmissibilidade (RT) inferior a um (1) nos últimos dias.
No momento o país apresenta uma taxa de 40% dos casos recuperados, o que para o DNS é “muito positivo” e mostra que a evolução não tem acontecido de forma acelerada, “o que é muito animador para os próximos dias”.
Os bairros de Vila Nova, Ponta d’Água e Achada Santo António continuam a ser os mais “problemáticos” e com mais casos registados até ao momento.
Ainda assim, Artur Correia não prevê um aumento exponencial de casos com o levantamento do Estado de Emergência que deverá acontecer daqui há uma semana.
“Desde o início actuámos com muita proactividade. Tomamos medidas enérgicas e eficazes que nos têm permitido controlar a situação”, considerou Artur Correia, garantindo ainda u conjunto de medidas pós confinamento que deverão nortear todas as actividades sociais e económicas.
Para além dos dez casos confirmados hoje, o país registou mais seis casos suspeitos, sendo três na Praia, dois no Tarrafal e um na Boa Vista.
No total Cabo Verde conta com 390 casos positivos, sendo 230 activos, 155 recuperados, duas transferências, e três óbitos (todos pessoas acima dos 60 anos e com historial de quadro de doença anterior ao covid). Neste momento existe um único caso em estado grave, no hospital central da Praia.