“Conversas no Feminino” é o novo espaço de conversas online com mulheres de várias áreas sociais criada pela atriz e directora da Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), Janaína Alves.
Em entrevista ao A NAÇÃO Janaína explica a iniciativa: “No meio a tantas lives, principalmente de entrevistas no início do isolamento, percebi que eram poucas as convidadas femininas nessas lives/entrevistas. Então por estar numa fase de auto-conhecimento com os movimentos feministas, achei que seria interessante ter um espaço de conversa para as mulheres em Cabo Verde”.
A ideia é segundo Janaína, “levar” para cada programa uma personalidade e ouvi-la “de uma outra forma” e perceber como encaram o “ser mulher” em cada uma das suas diferentes atuações na sociedade.
Sendo assim, “acabamos por abordar vários temas entre a política, saúde, ciência, projetos, violência entre outros”, diz.
A “conversa” na sua página do Facebook (Janaína Alves Branco) acontece todas as segundas e sextas, a partir das 17 horas, e até agora, já recebeu nove (9) convidadas entre elas, a Primeira Dama, Lígia Fonseca, a presidente do ICIEG, Rossana Almeida; Sofia Moraes, Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde; ativista política, Rosário da Luz; coordenadora do projeto Ecofeminino em Cabo Verde, Joana Costa e a diretora do HBS, Ana Brito.
Apesar do nome e das convidadas, o programa estende-se também ao universo masculino. “Os homens também podem e devem acompanhar o programa. Inclusive, muitos já assistem e comenta tanto quanto as mulheres”, diz.
Janaína diz que o programa tem trazido muito orgulho. “Para além da boa audiência em todas as conversas, o que mais me deixa orgulhosa é que um projeto que começou sem pretensão nenhuma, já serviu para imensas incursões sobre o universo feminino nas redes sociais.
“Muito jovens debatendo assuntos que saíram dessas conversas. Isso é muito gratificante. Além de claro, descobrir essas mulheres de uma forma única”, explica.
Depois de na sexta-feira, 22, a convidada do “Conversas no Feminino” ter sido a presidente da Associação de Psicólogos de Cabo Verde, Zaida Morais de Freitas.
Na próxima segunda-feira, 25, os interessados podem acompanhar o live com o transgênero Luna Guiomar.