PUB

Ambiente

Dia Internacional da Biodiversidade exalta importância de soluções baseadas na natureza

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Biodiversidade, sob o lema “Our solutions are in nature” (As nossas soluções estão na natureza), com o objectivo de aumentar a compreensão e sensibilização sobre questões relativas à biodiversidade.

Este lema enfatiza a esperança, solidariedade e importância de um trabalho conjunto e tem em vista construir um futuro que esteja em harmonia com a natureza.

São privilegiadas soluções baseadas na natureza (Nature-based Solutions) e a salvaguarda da biodiversidade e aspetos naturais.

“A comunidade global é deste modo chamada a repensar a sua relação com a natureza, pois, não obstante todos os avanços tecnológicos, estamos completamente dependentes de ecossistemas saudáveis para alimentação, água, medicina, vestuário, energia, entre outros”, declara as Nações Unidas.

Assim, 2020 será um ano de reflexão, oportunidade e soluções e o ano em que o mundo poderá enviar um forte sinal de que quer inverter a rápida tendência de perda da biodiversidade, em benefícios de todos e de todas as formas de vida no planeta.

Cabo Verde, enquanto membro da Convenção da Diversidade Biológica desde 1995 e ciente das suas caraterísticas intrínsecas de pequeno estado insular, arquipelágico e oceânico, tem desenvolvido um conjunto de ações e medidas de políticas para a salvaguarda do seu património ecológico e da sua biodiversidade.

Dstas medidas consta a elaboração da Estratégia Nacional e Plano de Ação da Biodiversidade (2014-2030), a criação da Rede Nacional de Áreas Protegidas, o Plano Nacional de Conservação das Tartarugas Marinhas e a legislação que estabelece o regime jurídico especial de proteção e conservação das tartarugas marinhas.

“Ainda podemos realçar que, tendo por base as áreas protegidas das ilhas do Maio e do Fogo, Cabo Verde submeteu à UNESCO as propostas para a classificação dessas ilhas como Reservas da Biosfera da UNESCO, demonstrando o compromisso do país para com o Desenvolvimento Sustentável”, declara o Governo.

O Governo apela assim que a população continue o trabalho em prol da preservação, conservação e valorização dos recursos naturais e presta uma homenagem às ONGs associações comunitárias que têm desempenhado um papel “meritório e de relevante importância” no conhecimento, proteção, conservação e valorização da biodiversidade nacional.

Hoje, Cabo Verde conta com 6.332 espécies descritas, entre elas 53% são espécies terrestres e 47% são espécies marinhas (divididos entre Fungos e Líquines, Plantas terrestres e marinhas e Animais terrestres e marinhos).

PUB

PUB

PUB

To Top