Um total de 126 empreendedores concorreram ao programa Bolsa Cabo Verde Digital, sendo 88 projetos de desenvolvimento de soluções de base tecnológica.
Os projetos selecionados serão brevemente anunciados nas páginas oficiais do Fundo de Emprego e Formação (FPEF) e da Cabo Verde Digital, bem como nos canais dos parceiros. O arranque do processo de Pré-incubação está previsto para o início do mês de julho.
O projeto Bolsa Cabo Verde Digital foi lançado em Março deste ano pelo Governo de Cabo Verde com objetivo de dar aos jovens cabo-verdianos mais uma importante oportunidade de desenvolverem soluções de base tecnológica.
Com este programa, pretende-se fomentar o surgimento e consolidação de mais tech startups, com uma bolsa para financiar até 100 jovens e um total de 50 projetos, no valor 30 mil escudos por mês a cada empreendedor, por um período de 6 meses.
Conforme a página do Governo, os processos de financiamentos nas fases embrionárias dos projetos são “extremamente complexos e muitas vezes determinantes para a continuidade ou não de projetos com potencial e mercado”.
“Para ajudar a alimentar os sonhos dos nossos jovens, o Governo optou pela criação deste projeto que, além da Bolsa de 30 mil escudos por um período de até meio ano, vai igualmente dar facilidades de incubação numa das empresas nacionais de referência, bem como desenvolvimento de competências-chave a quem escolher empreender”, realça .
Para o efeito, foram rubricados protocolos com vários parceiros de incubação e mentoria com entidades-chave do ecossistema tech nacional, como o NOSI, a CV TeleCom, a Unitel T+ e as Universidades.
O projeto Bolsa Cabo Verde Digital é implementado pelo Fundo da Promoção do Emprego e da Formação (FPEF), em coordenação com a Cabo Verde Digital, Pró-empresa e em parceria com os operadores chaves do nosso ecossistema Tech e as Universidades.