PUB

Destaques

Destaques da edição 664 do Jornal A NAÇÃO

Líder do PP regressa à Praia depois de dois meses retido na Boa Vista
“Democracia em Cabo Verde continua na Alfândega”
O presidente do Partido Popular (PP), que regressou esta quarta-feira da Boa Vista onde esteve retido durante dois meses, afirma que ele e os seus companheiros de viagem passaram por uma situação de “tortura psicológica”. Amândio Vicente considera que em Cabo Verde “a democracia continua ainda na alfândega” e que os cidadãos receiam integrar outras forças politicas “com medo de represálias”.

 

Pagamento subsídio anual
Tribunal dá razão a ADECO mas Câmara de São Vicente recorre
A ADECO (Associação para Defesa do Consumidor) venceu, na primeira instância, o processo judicial contra a Câmara Municipal de São Vicente, no Tribunal Judicial da Comarca da ilha, no valor acima de 4 mil contos. O caso é referente ao alegado incumprimento do pagamento de um subsídio anual acordado e devido à ADECO. Entretanto, a edilidade mindelense diz que vai recorrer.

 

João Serra
Cabo Verde: Recessão Económica, “Helicopter Money” e Plano de Recuperação

 

Restauração
Encerramento às 21h não satisfaz operadores
O sector da restauração diz-se lesado pelo horário imposto com a declaração de Estado de Emergência, que obriga o encerramento às 21 horas e que coincide precisamente com o horário “nobre” que garante a maior parte do lucro destes estabelecimentos. O sector pede o levantamento da medida, principalmente nas ilhas já fora do Estado de Emergência.

 

Covid-19 – Diáspora
Brockton e Roterdão são as comunidades com mais óbitos
As comunidades cabo-verdianas em Broctkon, nos Estados Unidos da América, e Roterdão, na Holanda, são as mais afectadas pela covid-19. Pelo menos, a fazer fé nos dados apurados pelo A NAÇÃO junto de entidades oficiais e outras fontes influentes no seio das comunidades em alguns países. Estima-se que só nestas duas cidades faleceram mais de 100 crioulos, mas os números podem ser maiores pois a contabilidade não é fácil. Há muitos que têm nacionalidade dos países onde estão radicados.

  

São Nicolau
Obras na galeria de Fajã relançam agricultura
A agricultura na zona de Fajã, na ilha de São Nicolau, está a conhecer nova dinâmica graças a intervenções feitas na galeria dessa localidade do município da Ribeira Brava. Os agricultores mostram-se satisfeitos com a qualidade e a quantidade de água para a rega. E, por causa disso, já pensam na criação de uma cooperativa para produzir e exportar para as outras ilhas.

 

Universidades
Laboratórios, ou não existem ou estão de portas fechadas
A Universidade de Cabo Verde (UNI-CV) é a única instituição de ensino superior no país que dispõe de um laboratório de análises capaz de efectuar algum trabalho técnico ou científico sobre a Covid-19. No entanto, apesar de algumas “pesquisas à distância”, o espaço está de portas fechadas e o seu uso só será possível após a quarentena decretada pelo Estado de Emergência. Ainda assim, um grupo de alunos de medicina procura fazer a diferença nestes tempos de pandemia do novo coronavírus.

 

“Tráfico de influência”
Miguel Monteiro recusa colocar cargo à disposição
Miguel Monteiro, deputado do MpD, a braços com uma denúncia tráfico de influência, garante que está de “consciência tranquila” e que se vai manter no cargo de primeiro secretário da mesa da Assembleia Nacional (AN) até o fim da legislatura. Esta é a reacção face a críticas de sectores do próprio MpD exigindo a sua saída dos cargos e funções que exerce no Parlamento.

 

-Esta Edição nº 664 – que já está disponível em PDF! -, contém, também, o habitual Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de António Carlos, João Serra; a par das Colunas de Alex Semedo, Filinto Elísio e de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top