PUB

Mundo

Guiné-Bissau: PR quer Governo de Unidade Nacional

O Presidente  da República (PR) da Guiné Bissau, Umaro Sissoco Embaló, chamou os partidos com assento parlamentar para lhes dizer que o País vai ter que ter um novo Governo. Mas, pediu aos partidos que tentem alcançar o máximo de consenso possível, para que haja uma espécie de Governo de Unidade Nacional.

O PR pediu aos partidos – de acordo com a RFI -, que tentem alcançar o máximo de consenso possível, para que haja uma espécie de Governo de Unidade Nacional, que dê corpo a um conjunto reformas necessárias naquele País Lusófono da África Ocidental, a começar pela Reforma Constitucional.

Após as auscultações, as posições entre os dois blocos de partidos parlamentares eram claras, mas distintas.

O PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) defendia que, por ter sido o vencedor das últimas Eleições Legislativas, embora com uma maioria relativa, deve liderar o próximo Governo, em cumprimento dos ditames da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).

O outro bloco de partidos, Madem G-15, PRS e APU-PDGB diz que qualquer Governo a ser formado deve ser dirigido por eles, por serem a nova maioria no Parlamento.

Este grupo de partidos desafia quem quer provar o contrário a avançar para qualquer debate no Parlamento.

A palavra cabe, agora, a Umaro Sissoco Embaló que tem, até sexta-feira, 22, para publicar o seu Decreto, em cumprimento a uma Resolução da CEDEAO.

Fontes do Palácio Presidencial disseram à RFI que Sissoco Embaló quer, em primeira linha, um Governo de amplo consenso, integrado por tecnocratas, mas, se tal não for possível, deverá avançar para a dissolução do Parlamento.

PUB

PUB

PUB

To Top