Nos EUA – Estados Unidos da América -, o número de mortos, pelo novo Coronavírus, supera já os 90 mil. Uma informação avançada pelo próprio Presidente do País, Donald Trump, que acrescentou estar a tomar doses diárias de um medicamento, não homologado para o efeito, à base de Hidroxicloroquina, como forma de prevenção.
“Trata-se de um comprimido usado há muito tempo, 30 ou 40 anos, para combater a Malária – ou Paludismo – e o Lúpus e as Artrites”, nota o Presidente – citado por pt.euronews.com -, tendo em consideração o que lhe foi dito, como o próprio afirmou. Trump acrescenta que ele foi muito testado e que esperava ver os olhos, da sua audiência brilharem, quando fizesse este anúncio. Trump diz que está a fazer o tratamento há cerca de uma semana e meia e que ainda está cá.
Em Comunicado, depois da conferência de Imprensa de Trump, o médico da Casa Branca, Sean Conley, afirmou depois de “inúmeras discussões” com o Chefe de Estado, sobre os prós e contras do uso desta substância se concluiu que o potencial benefício supera os possíveis riscos.
Trata-se do medicamento há muito anunciado por Trump como potencial cura para a Covid-19 ainda que o Organismo que regula o Sector nos EUA e muitos médicos questionem a sua eficácia e alertem para os efeitos secundários, potencialmente prejudiciais.
Donald Trump está, também, em guerra contra a Organização Mundial de Saúde – OMS. A 14 de Abril tinha supenso o financiamento ao Organismo e promete voltar a fazê-lo, pondo em causa, numa carta enviada ao director-geral da OMS, a credibilidade da Entidade