O sector do comércio e construção civil no concelho de Santa Catarina retomaram as suas actividades este sábado,16
Isto após o levantamento de algumas restrições nesta quarta fase de estado de emergência na ilha de Santiago, que vai de 14 a 29 de Maio.
Conforme constatado pelo A Nação, a cidade de Assomada voltou a ganhar vida durante o dia de sábado.
A maioria das casas comerciais que vendem materiais de construção civil, na cidade da Assomada, já tinham reaberto as portas. E de manhã notava – se uma forte movimentação das pessoas junto dessas casas comerciais à procura de cimentos, blocos, areias, ferros e outros materiais para retomarem os seus trabalhos.
Essa retoma trouxe também algum alento aos condutores de transportes de mercadorias que há quase dois meses não exerciam as suas actividades devido às restrições impostas pelo Estado de Emergência.
Era vísivel alguma dinámica na cidade de viaturas e pessoas tentando retomar a normalidade.
Muita gente com máscaras comunitárias circulando nas ruas, até porque à semelhança das lojas chinesas na Assomada que não deixam ninguém entrar sem máscara, também outros estabelecimentos estão a seguir o exemplo.
As máscaras, recorde-se, são obrigatórias a partir de 25 de Maio.
Na segunda-feira,18, espera-se ainda mais gente na cidade da Assomada por ser dia de semana e as pessoas aproveitarem para resolveram assuntos que ficaram pendentes com os três estados de emergência consecutivos que obrigaram ao confinamento obrigatório ha quase dois meses.