PUB

Santo Antão

Porto Novo: Câmara Municipal reforça saneamento com novos contentores

A Câmara Municipal do Porto Novo acaba de reforçar os seus serviços de saneamento, com a aquisição de novos contentores de 120 e 800 litros.

Trata-se de um investimento que, na óptica do vereador do saneamento, Irlando Ramos, é “necessário e complementar para melhoria contínua no sistema de recolha de lixo” na cidade do Porto Novo e nas zonas rurais, proporcionando, assim, aos munícipes “melhor qualidade de vida”.

Segundo informações avançadas pela Inforpress, a aquisição dos contentores está incluída num pacote de investimentos à volta de 18 mil contos, que a edilidade pretende realizar ao longo de 2020, o qual incluiu ainda a compra de uma viatura de recolha de resíduos e reabilitação da lixeira municipal.

A cidade do Porto Novo, apesar da acumulação do lixo nas ribeiras e encostas, é considerada, pelas autoridades locais, uma urbe limpa, sendo que um dos maiores desafios que enfrenta, nesta altura, a nível do saneamento, prende-se com a gestão dos esgotos.

A actual rede de esgotos, já obsoleta e saturada há vários anos, só consegue cobrir 20 por cento deste centro urbano, com cerca de dez mil habitantes.

O projecto de água e saneamento de Santo Antão, financiado em 12 milhões de dólares (quase 1,2 milhões de contos), pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (BADEA), prevê-se, entretanto,  uma “reestruturação profunda” de  todo sistema de saneamento no Porto Novo.

O projecto, cujas primeiras intervenções têm lugar já em 2020, vai contemplar este município com a ampliação da rede de esgotos, em cerca de 12 quilómetros, e instalação de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), além de construção de 200 fossas sépticas em áreas rurais e mais de três mil ligações domiciliárias.

PUB

PUB

PUB

To Top