Itália vai abrir as fronteiras nacionais, a partir do dia 3 de Junho. É um passo fundamental no esforço Primeiro-Ministro, Giuseppe Conte, de revitalizar a Economia depois de mais de dois meses de bloqueio, devido à Crise Sanitária pelo novo Coronavírus – a COVID-19.
De acordo com um Decreto do Governo, publicado nas primeiras horas da manhã deste sábado, 16, os cidadãos italianos terão total liberdade de circulação e confirma que algumas empresas vão reabrir nesta segunda-feira, 18 de Maio.
A Irlanda também anunciou a primeira fase do levantamento das medidas restritivas, com início na próxima segunda-feira.
O Primeiro-Ministro do País, Leo Varadkar, disse que, se tudo correr bem, a Nação passará por uma nova fase de reabertura a cada trés semanas – a próxima será no dia 5 de Junho.
Reforçando que é preciso seguir as directrizes para avançar já que a situação é provisória e reversível e que o progresso depende da contribuição de todos.
Um progresso gradual que também acontece em Portugal. O País conta reabrir as praias no próximo mês, um anúncio feito pelo Primeiro-Ministro, António Costa, que incentiva a população a utilizar uma aplicação que informa sobre o espaço disponível em cada praia.