PUB

Destaques

Destaques da edição 663 do Jornal A NAÇÃO

Autárquicas 2020

Adiamento das eleições só se o estado de emergência se mantiver
O debate lançado pelo A NAÇÃO sobre as condições para a próxima disputa autárquica tem gerado reacções e comentários sobre a pertinência da realização (ou não) dessas eleições em tempos da pandemia da Covid-19. Uns defendem a adopção de medidas para evitar aglomerados durante a campanha e outros consideram que não há condições para a realização desse pleito eleitoral no decurso deste ano.

 

CVA

Contrata gestores de topo, mas continua com problemas para pagar salários
Mesmo perante uma certa indefinição em relação ao futuro da Cabo Verde Airlines (CVA), por causa da crise provocada pela pandemia da Covid-19, a administração dessa companhia decidiu contratar novos gestores de topo, todos estrangeiros, para diversos dos seus departamentos. Contudo, vem passando os salários do trabalhadores para o Estado, que é accionista minoritário.

 

Estado de Emergência

Pouco a pouco desconfinados…  menos Santiago
À semelhança da Europa, e não só, também em Cabo Verde a população está expectante com o desconfinamento, e com o que poderá ser chamado de um “novo normal”, na volta à rotina diária, ainda que sem o vai e vem de aviões nos aeroportos internacionais, nem festas ou eventos culturais e desportivos. Sem dramas, nem tabus, as pessoas vão ter de se habituar a conviver com a ameaça da covid-19. E de máscara, o novo “normal, anormal”. Todas, menos Santiago.

 

Infectados

Controlo de qualidade interno e externo garante viabilidade dos testes
Do anúncio inicial de 300 testes diários, o laboratório de virologia tem trabalhado com menos de metade deste número, com testes PCR, recomendados pela OMS. Não obstante, a presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública, Maria da Luz Lima, fala em boa capacidade de resposta ao cenário actual e garante eficiência num eventual quadro mais crítico.

 

Produção e importação de tabacos e derivados

Renovação do monopólio pode ser ilegal
O monopólio concedido à Sociedade Cabo-verdiana de Tabacos (SCT) para a produção e importação de tabaco e seus derivados expira no dia 20 deste mês. Estabelecido há 23 anos, esse monopólio, considerado ilegal, pode não ser renovado. Essa eventualidade propiciará a liberdade de empresa no sector tabaqueiro.

 

Ensino

Estudantes universitários fora das suas ilhas em dificuldades
Estudantes universitários na Praia e no Mindelo, oriundos de outras ilhas que não Santiago ou São Vicente, afirmam-se em dificuldades para viver nestes tempos de covid-19. A situação é revelada pela Liga das Associações Académicas Universitárias de São Vicente, mas também pela Comissão de Universitários do Fogo na Praia. Ambas mostram-se preocupadas com a retoma das aulas presenciais.

 

Violação na Esquadra Assomada e caso do agente Hamilton

Desacertos entre a PN e o Ministério Público geram inquietação
As conclusões diferentes a que as investigações sobre os caso da cidadã que diz ter sido agredida e violada na Esquadra de Santa Catarina e do assassinato do agente policial Hamilton Morais demonstram dessintonias entre essa corporação e o Ministério Público (MP). Nos dois episódios, a PN diz não ter encontrado indícios de crime, já o MP conclui o contrário. Sobretudo no caso do agente Hamilton Morais, a decisão do MP deixa o director nacional da PN, Emanuel Staline Moreno, mal na fotografia.

 

Esta Edição nº 663 – que já está disponível em PDF! -, contém, também, o habitual Caderno ETC.; assim como, as Opiniões de Daniela Horta, João Fidalgo e Sandeney Fernandes; a par das Colunas de Alex Semedo, Jason Fortes e de Natacha Magalhães.

PUB

PUB

PUB

To Top